segunda-feira, 11 de junho de 2012

Em Busca de Uma Escola sustentável

        Nesta segunda-feira, nossa escola foi escolhida pela SME para dar boas vindas a alunos e professores de 8 países da América Latina que estão no Rio para participação de premiação de redações com a temática da Conferência Mundial de Meio Ambiente Rio+20.

         Após serem recebidos pela direção e cooordenação da escola e pela Professora Catarina, da Divisão de Mídia-Educação da SME, alunos e professores puderam visitar as dependências da escola e conhecer um pouco do trabalho desenvolvido por nossos alunos e professores. Trabalho este que está exposto nos corredores de nossa escola, fruto do  comprometimento de nossos professores.

CLIQUE NO VIDEO ABAIXO E VEJA OS MURAIS E TRABALHOS:


        Após conhecerem a escola, os alunos e professores puderam participar do Evento EM BUSCA DE UMA ESCOLA SUSTENTÁVEL, como descrito a seguir:

     A professora Cristhiane Ponte, diretora de nossa escola, deu boas vindas aos colegas e alunos da América Latina e apresentou um breve histórico de nossa escola.

      A seguir o professor Alexandre Roque, coordenador pedagógico, apresentou o trabalho desenvolvido por nossa escola, tendo eixo principal a busca constante de uma consciência crítica em busca de uma sociedade sustentável. Apresentou projetos que são desenvolvidos e parcerias que são firmadas objetivando a viabilidade do projeto.
Prof Alexandre e Profa. Cristhiane


   Foram apresentados alguns trabalhos que são desenvolvidos pelos alunos:
   
    Alunos do 5º ano (prof. Janne/prof. Glória)) leram poesias que realizaram durante as oficinas do Projeto Poesia na Escola, cuja temática principal foi a sustentabilidade.
alunos 1.501


      A aluna Camila Girão, da turma 1.201 (professora Lenize) leu para os coleguinhas dos países irmãos o Livro MUNDINHO, uma das diversas obras literárias que são utilizadas por nossos professores nesse trabalho de conscientização.
aluna Camila - 1.201


      Os alunos do grêmio leram a CARTA POR UM MUNDO SUSTENTÁVEL, ganhadora do concurso realizada por nossa Secretaria entre as escolas no Município.
Grêmio Estudantil

      A Seguir , a aluna Ingrid ,da turma 1.303 (professora Cláudia) leu o poema HERDEIROS DO FUTURO.

         A leitura do poema foi seguido pela apresentação do coral da Escola, que apresentou o poema em sua versão musicada, trabalho este regido pela professora Marta, que também é diretora-adjunta de nossa unidade escolar.
Ingrid(1.303) e coral (1.602)


          Na oportunidade, a professora  Marta apresentou a oficina de percussão com latinhas, que foi um grande sucesso de público. Alunos e professores vibraram.
Profa. Marta regendo o Coral


                 Os alunos da América Latina agradeceram em forma de canção.

            A professora Catarina, da SME, falou um pouco de sua impressão em relação ao trabalho da escola e disse ter ficado muito satisfeita com o que nossa escola vêm desenvolvendo.
Profa. Catarina (SME)

           Após um breve lanchinho, os alunos da turma 1.301 , juntamente com os alunos latinos que visitavam nossa escola, participaram de uma oficina coletiva de Produção textual, com a professora Glória, regente de nossa sala de Leitura. Foi mundo enriquecedor para nossas  crianças essa troca de experiências que puderam ter com crianças de outras realidades.
Profa. Glória - Sala de Leitura (oficina)

                 Aproveitamos para agradecer o empenho de todos os professores para que nossa escola caminhe em busca de um escola verdadeiramente sustentável.  

2 comentários:

  1. Excelente trabalho!!! Como sempre!!!
    Parabéns Alexandre, Direção, Professores e Alunos!!!
    Um abraço,
    Alice. (E.M. Floriano Peixoto)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos nós que viabilizamos diariamente o crescimento intelectual e a formação integral de nossos alunos visando um mundo melhor, mais justo e humano.
    Caminhamos de mãos dadas, um apoiando o outro, incentivando e torcendo pelo sucesso de todos porque somos, verdadeiramente, uma equipe!
    Abraços carinhosos aos meus queridos colegas educadores da E. M. Portugal.

    ResponderExcluir