quarta-feira, 25 de abril de 2012

1º CENTRO DE ESTUDOS INTEGRADO: ESCOLA PORTUGAL E ESCOLA FLORIANO PEIXOTO

          Em cumprimento ao Calendário letivo e buscando ações de formação continuada para os professores de nossas escolas, os coordenadores pedagógicos Alexandre Roque (E.M. Portugal) e Solange Comerlato (E.M. Floriano Peixoto) tiveram a ideia de unir as duas escolas em um grande Centro de Estudos, para troca de experiências e discussões de alguns assuntos relevantes para a Educação, por nossos professores.
              As Escolas Portugal e  Floriano Peixoto vêm trabalhando juntas há algum tempo, na elaboração e na execução de ações pedagógicas, que são compartilhadas por nossos coordenadores.

               A ideia da realização de 1º Centro de Estudos Integrado entre as escolas foi amplamente apoiado pelas diretoras Cristhiane e Otília.

               O CE começou com um belíssimo café da manhã comunitário, momento de reencontro de colegas e hora de por aquele papo em dia.

           Após, fomos para o Laborátório de Informática da Escola, onde aconteceram as ações propriamente ditas.

            A  diretora Cristhiane, de nossa escola, deu boas vindas aos amigos da Escola Floriano Peixoto e falou da alegria que nossa unidade estava sentindo em recebê-los para esse avento, momento tão importante para a formação continuada de nossos professores.

         A seguir , o professor Alexandre Roque, coordenador de nossa escola, fez alguns repasses e informações importantes para conhecimento dos professores: Apresentou o Material das Olimpíadas de Língua Portuguesa e incentivou os professores da escolas participarem do evento.

             Fez o Repasse da Palestra proferida pelo professor Antônio (da CED), na Semana de Capacitação para coordenadores pedagógicos: Frisou a importância do professor estar proporcinando atividades de Recuperação Paralela constante, para os alunos com maior dificuldades de aprendizagem. Destacou ainda a relevância do conhecimento da documentação legal que rege todo o nosso trabalho docente, como por exemplo, a Resolução que trata da Avaliação na nossa Rede de Ensino.

         A professora  Solange, coordenadora da Escola Floriano Peixoto, conversou com os professores sobre alguns aspectos a serem observados nas Produções Escritas de nossos alunos. Trabalhou com os professores Coesão e Coerência Textual, apresentando situações concretas de intervenção nas produções de nossas crianças, visando sanar dificuldades apresentadas e erros recorrentes de coesão textual.

        O ponto alto do nosso Centro de Estudos foi a presença da Professora Adrianne Ogêda, da UNIRIO, que nos brindou com uma excelente oficina e Palestra "Leitura, Escrita e Produção Textual":

         A professora Adrianne começou seu trabalho realizando uma contação de história da obra de Câmara Cascudo, que prendeu a atenção de todos. Os professores ficaram boquiabertos esperando o desfecho da história!

         Para descontrair , realizou uma oficina de idenficação de personagens das histórias infantis. Nessa hora professores voltaram a se comportar como alunos!

         Finalizando, fez um breve relato teórico acerca de Literatura e Linguagem.
        
         Enfim, foi um sucesso que as escolas pretendem repetir num próximo Centro de Estudos Geral.

         Agradecemos às pessoas que colaboraram com a realização do evento, em especial a professora Daysi , que fez a ponte entre a professora Adrianne e nossa escola.


         Veja abaixo fotos do encontro:












       

         
  
          
  

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Páscoa + Criança = ALEGRIA

Na semana que antecede o Domingo de Páscoa, não há como a escola fugir dos coelhinhos e do Chocolate.

Aproveitando essa motivação de nossas crianças pela chegada tão esperada do Domingo de Páscoa, os professores trabalharam a temática nas diferentes áres do conhecimento, como as citadas abaixo:

  • Artes: confecçção de murais, com os símbolos e signficados da Páscoa.
  • História: Estudo do significado das Páscoa para diferentes religiões, como os judeus e os cristãos.
  • Língua Portuguesa: Produção de bilhetes( atividade prevista na prova de Produção textual), utilizando com incentivo a chegada da Páscoa.
  • Matemática: Uso do Tangran para construção do Coelho, símbolo mais conhecido e que mais faz sucesso entre os alunos.

No final das aulas, o pátio da escola se encheu de lindos coelhinhos da Páscoa!